CIRURGIA CONVENCIONAL DE VARIZES

Dr. Fábio Gallette - Cirurgia Vascular

As varizes, ou veias varicosas, podem ser conceituadas como veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas, que se sobrepõem a pele. E uma doença bastante comum, particularmente em mulheres adultas.

Seus sintomas principais particularmente incluem sensação de peso e cansaço em membros inferiores, inchaços, além de desconforto estético.

Infelizmente, até hoje, não existe nenhum tratamento medicamentoso para as varizes. Remédios farmacêuticos ou naturais podem aliviar os sintomas, porém são incapazes de fazer veias varicosas voltarem a ter funções e aspectos normais.

Deste modo, somente as técnicas cirúrgicas são capazes de remover e resolver os problemas causados pelas va- rizes.

Embora na última década, novas tecnologias tenham sido desenvolvidas para o tratamento da doença varicosa, a cirurgia convencional de varizes ainda é método mais difundido, acessível e consagrado para tratar o problema. É um procedimento realizado internado. A internação é de um dia. O tempo de repouso é mais prolongado que nas outras técnicas (Laser e radiofrequência), variando de 15 a 30 dias.

Inicialmente, antes da cirurgia, o cirurgião vascular demarca as veias varicosas, diretamente sobre a pele do paciente com caneta própria. Após a anestesia o cirurgião faz uma série de pequenas incisões superficiais, próximos às veias doentes, e com o uso de agulhas cirurgias (semelhantes as de crochê), puxa essas veias removendo-as. Estas incisões costumam ser bem pequenas e não necessitam de pontos, bastando um curativo para fecharem.

A decisão da retirada ou não das safenas é muito importante. Temos 4 safenas e na maioria das vezes não estão visíveis, mas os sinais de seu comprometimento são identificados através de um exame clínico apurado, além de um estudo feito a partir de um eco doppler venoso. Quando estão comprometidas, devem ser retiradas. Nesse caso é necessário a realização de pelo menos duas incisões feitas na virilha e outra no tornozelo.

A primeira e maior vantagem da cirurgia convencional de varizes é a sua tradição: é um procedimento realizado a muitos anos, com milhões de pacientes operados. Isto garante um amplo conhecimento da técnica e com resultados de curto e longo prazo, muito bem conhecidos. Os resultados clínicos e estéticos da técnica convencional são bem satisfatórios.

As desvantagem estão no maior tempo de repouso, dor e formação de hematomas, além das incisões para retirada de safena , quando necessário.

Concluindo, a cirurgia convencional de varizes e um procedimento consagrado, com resultados satisfatórios quando bem indicada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *