O tratamento para varizes em estágio inicial pode ser realizado com a adoção de hábitos saudáveis que favorecem a circulação sanguínea ou até mesmo com o uso de meias de compressão.
Contudo, a maioria dos casos exige tratamentos específicos para combater o problema, variando de acordo com o grau de intensidade. Conheça os tratamentos mais utilizados!
A microcirurgia de varizes é feita em aproximadamente 30 minutos, sendo considerada um procedimento minimamente invasivo e de fácil recuperação. O método consiste em micro incisões feitas para retirar as veias danificadas, o que não interfere no processo de circulação sanguínea, já que os vasos saudáveis continuam realizando a sua função venosa normalmente. As incisões são tão pequenas que evitam pontos e deixam cicatrizes quase imperceptíveis, quando o paciente segue todas as orientações pós-operatórias.
A escleroterapia é uma técnica minimamente invasiva que elimina os pequenos vasinhos danificados por meio da aplicação de um líquido esclerosante, sendo um processo auxiliado por microagulhas. Esse é um procedimento que deve ser realizado em sessões, na busca de melhores resultados, já que o produto utilizado não pode ser aplicado em grandes quantidades. É indicado para tratar telangiectasias, que são vasos mais superficiais.
Por meio de uma espuma densa aplicada por uma seringa, as veias tortuosas são removidas, após serem devidamente identificadas por ultrassonografia. Esse procedimento pode ser feito em algumas sessões, para que o organismo suporte a substância esclerosante sem nenhum risco.
Indicado para microvarizes, o laser trandermico atua ocluindo o vaso doente, por meio de uma luz que, quando aplicada sobre o local, aquece o sangue e promove a contração da veia. Esse procedimento pode ser combinado com a escleroterapia, dependendo do caso.
A cirurgia de varizes é destinada a tratar as veias safenas. O procedimento é feito por uma incisão na virilha e outra na parte interna do joelho ou tornozelo. Dessa forma, a safena é isolada e, por meio de um pequeno orifício. O cirurgião vascular introduz um cabo fino que chega até a virilha. Após isso, é feita uma ligadura e a veia é extraída.
A cirurgia de varizes para veias mais calibrosas também pode ser feita pelo laser endovenoso, o qual chamamos de endolaser. Nesse caso, não há necessidade de extrair a veia de maneira cirúrgica, mas o vaso é igualmente eliminado. O método consiste em fazer uma pequena incisão na pele, onde se introduz uma fibra óptica diretamente na veia. Assim, o laser é emitido ao longo da veia doente, promovendo sua oclusão total.