Varizes são veias dilatadas e tortuosas de evolução progressiva podendo aparecer em diversos locais do nosso organismo, caracterizando outras patologias dependendo do local em que se localizam. Varizes no bolsa escrotal, por exemplo, seriam VARICOCELE; na região anal, as HEMORROIDAS; as VARIZES ESOFAGIANAS em indivíduos com cirrose hepática; as VARIZES PÉLVICAS, que muito incomodo trazem as mulheres que a possuem.
São esses alguns tipos de varizes, cada uma com suas características e que requerem abordagem de diferentes especialidades, tanto para diagnostico como para a terapêutica, já que cada uma tem um tratamento diferenciado.
As varizes dos membros inferiores são aquelas com as quais nos deparamos no dia a dia da nossa clinica. Essas podem ser divididas em dois grupos: varizes primarias ou essenciais e varizes secundarias.
As varizes secundárias são assim chamadas por serem as veias varicosas consequência do aumento de fluxo e pressão sanguínea no interior das veias superficiais, secundarias a alterações no sistema venoso profundo ou a presença de fistula arteriovenosa.
As varizes primarias ou essenciais são as que têm origem em alterações do próprio sistema venoso superficial dos membros inferiores. Essas, por sua vez, dividimos em trés tipos: varizes tronculares, varizes reticulares, e as telangiectasias (ou chamadas por alguns de micro varizes).
Varizes tronculares seriam as maiores que 4 mm (3 mm segundo outros autores) até bem calibrosas. Além do grande efeito antiestético sendo as responsáveis por uma variada sintomatologia, e quando não tratadas, podem levar a complicações muitas vezes sérias e irreversíveis, principalmente para a pele.
Varizes reticulares, essas não tão calibrosas, mas também responsáveis por sintomas, teriam além do efeito antiestético, o fato de “nutrirem”’ as telangiectasias. Aparecem principalmente na região poplítea e podem acompanhar varizes tronculares ou aparecer isoladamente e assim se manter. Muitas vezes seu aparecimento precede o aparecimento de varizes maiores.
Telangiectasias são pequeno vasos intra dérmicos, diferente das outras que se localizam na regido sub cutânea. De coloração rósea ou avermelhadas. Aparecem com mais frequência na face externa da coxa, podendo ou não estar associadas a outras alterações venosas. Podem também aparecer em outros locais como na região facial, nariz, multiplicando em muito o seu efeito, que e predominantemente estético, e que muito incomodam as mulheres principalmente