A microcirurgia para varizes trata tanto as veias varicosas superficiais (aquelas que são mais aparentes na pele) quanto as telangiectasias (varizes com aspecto semelhante a uma teia de aranha) e as veias mais calibrosas (que podem causar sérios danos à circulação sanguínea). Com exceção dessa última, nenhum dos outros tipos de varizes representa um risco à saúde, mas isso não quer dizer que não precisem de atenção.
No caso das varizes de maior calibre, uma insuficiência da veia safena pode estar relacionada à elas, ou seja, o vaso pode não estar mais dando conta de conduzir o sangue das pernas de volta para o coração. O cirurgião vascular confirma essa hipótese com a realização de alguns exames e, caso comprovada a relação, pode sugerir outro procedimento, além da microcirurgia.
Em pacientes que realizam somente a microcirurgia para varizes, o procedimento é feito com anestesia local ou raquidiana (que deixa a pessoa insensível à dor somente da região da cintura para baixo, porém consciente durante toda a cirurgia, mas com leve sedação) para que a pessoa não sinta a dor das pequenas incisões feitas para a retirada das varizes. Esses cortes são tão pequenos que não há necessidade de fechá-los com pontos após o procedimento. O próprio organismo se encarrega de regenerar a pele, como se fosse um machucado qualquer.
O procedimento é realizado em cerca de 30 minutos e também dispensa que a paciente durma no hospital para recuperação. É necessário, apenas, aguardar o efeito da anestesia passar para poder deixar o hospital. O período de maior cuidado são as primeiras 24 horas após a microcirurgia para varizes. Pode ser que o cirurgião vascular recomende o uso de meias elásticas na fase pós-operatória, que pode se estender por até sete dias.
As meias ajudam o sangue a circular melhor pelas veias. Há pessoas que precisam usá-las mesmo depois do período pós-operatório para ajudar a aliviar os sintomas que geralmente são ocasionados pela existência das varizes (dor, cansaço, inchaço, formigamento, entre outros).
Gradativamente, é possível retornar às atividades físicas, porém, não é possível estabelecer quanto tempo levará para que isso aconteça, pois depende muito de cada paciente e do porte da cirurgia realizada.
Outro grande cuidado deve ser em relação à exposição ao sol. Antes de 30 a 45 dias após a cirurgia, a pele da área tratada pode ficar manchada caso não seja protegida. Por este motivo, é melhor deixar para exibir os resultados do procedimento depois de, no mínimo, um mês da microcirurgia para varizes.