Na cirurgia tradicional, ocorrem hematomas que é considerado evento normal de resolução lenta porém expontânea.
O pós operatório pode variar de acordo com o médico, gravidade da doença, técnica e procedimento realizado, mas basicamente, na grande maioria dos casos o a cirurgia é realizada em regime de day hospital, ou seja, alta hospitalar no mesmo dia ou dia seguinte, se não houver intercorrências.
O enfaixamento realizado na cirurgia deve ser retirado no dia seguinte.
É necessário alternar períodos de repouso com caminhadas. Sabemos hoje que o repouso absoluto, ou seja, ficar o tempo todo na cama não é benéfico, podendo causar complicações como a trombose venosa. Portanto a deambulação precoce, ou seja inicio da caminhada cedo é muito importante.
O uso de meias elásticas durante o dia e a elevação dos pés da cama durante o repouso previnem o edema e melhoram o retorno venoso, sendo muito importante para um pós operatório tranqüilo. É também necessário evitar tempo prolongado em pé ou sentado.
Recentemente um trabalho publicado na respeitada revista Vascular, analisou todos trabalhos recentes comparando a técnica tradicional de cirurgia de varizes, com as técnicas endovasculares (laser e radiofrequencia) e mostrou claramente que o retorno as atividades normais e trabalho ocorre muito mais cedo na cirurgia a laser, em torno de 5 dias, e a radiofrequencia em torno de 8, que a cirurgia aberta tradicional. A segurança foi maior com a cirurgia a laser, com menos complicações como trombose, parestesia, queimaduras e infecção.
O pós operatório da cirurgia tradicional e do laser são diferentes.